junho 05, 2008

Dia Mundial do Ambiente... e de Lorca!

Amanhã comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, uma data que nos faz pensar, cada vez mais, no dever de proteger e preservar o maior bem comum e a herança mais preciosa que deixaremos às novas gerações: o AMBIENTE!!!

Dado que as alterações climáticas constituem actualmente uma das grandes preocupações ambientais, o tema escolhido para 2008 foi esse exactamente.


O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) insiste para que os países, empresas e comunidades reduzam a emissão dos gases com efeito de estufa e para que se faça uma reflexão séria sobre causas e efeitos e sobre as respostas que as sociedades deverão adoptar para inverter o processo de degradação do planeta.

É evidente que essa tarefa não pertence só aos governos... todos nós podemos e devemos fazer parte da solução, consumindo menos energia e fazendo opções mais ecológicas no nosso quotidiano.

A decisão de comemorar o Dia Mundial do Ambiente foi tomada em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para assinalar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Assim, anualmente, no dia 5 de Junho, as Nações Unidas alertam-nos para uma maior consciência ambiental e promovem junto dos governantes a adopção de políticas adequadas, dada a ameaça diária e constante ao planeta azul.

No nosso país, promove-se hoje uma séria reflexão sobre os sacos de plástico. É necessário deixar progressivamente de os utilizar porque são uma das maiores ameaças à vida no planeta. Todos os dias são distribuídos nas grandes superfícies comerciais, GRATUITAMENTE, o que faz com que a maioria dos consumidores utilizem muito mais sacos do que precisam para transportar as suas compras. Isto provoca um grave problema ambiental: é que, em média, os sacos de plástico demoram centenas de anos a decompor-se.

Lembra-te que a preservação do ambiente começa em casa e por cada um de nós: é urgente alterar atitudes e incentivar os outros a que as alterem também.

Já viste a "Montra de Efemérides"?... Não percas! O 5.º E preparou-nos um painel muito bonito e os pequeninos do 1.º Ciclo também contribuíram!!!



Mas no dia 5 de Junho assinala-se também o nascimento de um grande escritor espanhol (confesso que é um dos meus eleitos): Federico García Lorca!
-
Federico Garcia Lorca nasceu em Fuentevaqueros, na região de Granada, Espanha, em 05 de junho de 1898, e faleceu, também nos arredores de Granada (Víznar), no dia 19 de Agosto de 1936, durante a ditadura do General Franco… assassinado com um tiro na nuca… aos 38 anos!
-
Poeta, dramaturgo, músico, Lorca é conhecido e admirado em todo o mundo. Foi um dos elementos da famosa «Geração de 27», juntamente com Salvador Dalí, Luis Buñuel, Pablo Neruda, Rafael Alberti, entre outros.
Para conheceres a sua biografia e um pouco da sua obra poética clica aqui.




4 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive doente nesse dia e não vi os desenhos animados. Podiam dar outra vez.~
Ana Cristina

Anónimo disse...

Eu também não vi e queria ver.
Joana

Anónimo disse...

Eu também quero ver. Atá já pedimos a professora de port.
Pedro

Anónimo disse...

Gostei muito desta notícia porque fala sobre o ambiente e eu acho que o dia do ambiente devia ser todos os dias porque podem preservar a natureza neste dia e nos outros já não, a natureza deixa de ter importância, agora dia 7, 14 e 21 vão dar sacos para a reciclagem, se nao tomarmos medidas adequadas o planeta vai ficar deserto, todo poluído, isto é, num caus, espero que receba este comentário professoura Dália Rodrigues e avise-me terça-feira na aula de Língua Portuguesa.

06/06/2008

Mil beijinho
João Lourenço Ribeiro Alves