abril 26, 2012

Segundo lugar para aluna do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura



Foi no passado dia 18 de abril que a aluna do 7º ano, Beatriz Borges, alcançou o segundo lugar do 3º Ciclo na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que decorreu no Cineteatro da Chamusca.
Pela segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém participou neste concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, que visa estimular e promover a prática da leitura entre os jovens que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário. A primeira fase decorreu no Agrupamento, tendo os alunos prestado provas sobre duas obras literárias.
Os três vencedores apurados nessa fase, Beatriz Borges, aluna do 7.º C, João Oliveira, do 8.ºD e Cristiana Silva, do 9.º B foram os brilhantes representantes do Agrupamento na fase distrital que reuniu cerca de cem alunos provenientes de 25 escolas do distrito de Santarém. Para as provas distritais, estes alunos tiveram que ler e analisar mais duas obras, Os da Minha Rua de Ondjaki e O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro.  Todos os participantes realizaram uma prova escrita sobre as obras, a partir da qual foram apurados os seis melhores de cada categoria que prestaram uma prova oral que finalizaria o processo de seleção dos alunos vencedores. O júri foi constituído pelo vice-presidente da Câmara da Chamusca e Vereador da Cultura, Francisco Manuel Matias, o Dr. Horácio Ruivo e o cantor e compositor, José Cid. 
O segundo lugar alcançado pela Beatriz Borges coloca-a na posição de suplente para representar o distrito de Santarém na fase nacional, agendada para finais de maio, em Lisboa.
Estão, assim, de parabéns todos os alunos e professores que se empenharam na preparação deste concurso que mostra que a leitura ainda continua a entusiasmar e desafiar os jovens, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras.

Elsa Aires

Sem comentários: