março 07, 2016

Vamos conhecer um pouco sobre os nossos convidados: Vítor Frazão


Vítor Frazão nasceu em Fátima, em 1952, é casado e tem dois filhos. Como habilitações académicas possui o Curso de Complemento de Formação de Professores de Trabalhos Manuais e Oficinais, nas áreas de têxteis e cerâmica, uma Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Profissionalização em serviço, pela Escola Superior de Leiria, uma Pós-Graduação em Gestão e Modernização Autárquica, pela Universidade Internacional, e um Mestrado em Cultura e Formação Autárquica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professor, no Ensino Particular e Oficial, de Trabalhos Manuais e História e, ainda, Presidente do Conselho Diretivo da Escola Preparatória da Batalha. 
Autarquicamente, foi presidente da Junta de Freguesia de Fátima, vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Ourém – 2009 – e, no mandato de 2013-2017, continua, mas como vereador independente do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor. No passado, por nomeação da Câmara Municipal, foi membro da direção da Escola Profissional de Ourém, presidente da Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, presidente da Insignare – Associação de Ensino e Formação, de Ourém, administrador da VEROUREM ¬¬– Empresa Municipal, e presidiu, durante vários anos, à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ourém. 
Presidiu ao Movimento Pró-Concelho de Fátima.
Integrou, ainda, a Comissão Intermunicipal da Associação de Municípios do Médio Tejo, a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, o Centro do Património da Alta Estremadura, a Associação Regional de Energia da Alta Estremadura, e o Departamento da Cultura, Educação e Desporto, da Associação Nacional de Municípios Portugueses. 
Participou em inúmeras ações de formação, colóquios e congressos, a nível nacional e internacional.
Foi fundador e dirigente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Moita Redonda, em Fátima e, também, presidiu aos órgãos sociais de outras Associações, nomeadamente, esteve na génese da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, tendo sido o seu primeiro provedor e exerceu, ainda, o cargo de diretor da Casa Museu, de Aljustrel, propriedade do Santuário de Nª Sª de Fátima. 
Cumpriu o militar, tendo participado numa missão a Angola, entre 1974 e 1975, e, também, foi jogador federado nos escalões Juniores (tendo sido o capitão da primeira equipa) e Seniores, no Centro Paroquial de Fátima (atualmente Centro Desportivo de Fátima) do qual, também, foi presidente da Assembleia Geral.
Atualmente integra a gerência da Bela Vista – Residência Sénior, em Pinheiro – Ourém, site: www.belavistasenior.pt 
Ao nível das publicações literárias:
editou dois vídeos sobre História local de Fátima;
escreveu variados artigos nos jornais do Concelho de Ourém; 
coordenou a publicação do Livro: Fátima a Concelho;
é coautor do livro “Fátima – os Lugares das Profecias”, editado pelo Círculo de Leitores;
Lançou o livro: “ O drama de uma FAMILIA: a fuga, a miséria e o regresso”

Sem comentários: